- Coza as caras de Sr. Bacalhau em água com uma cenoura descascada e cortada ao meio, metade de uma cebola e o louro, durante oito minutos. Reserve tudo.
- Entretanto, coza o feijão, na panela de pressão, em água com a outra metade de cebola, por 35 minutos. Reserve tudo.
- Pique a restante cebola, a cenoura e os dentes de alho e refogue tudo no azeite. Acrescente a malagueta, o feijão escorrido e 2 dl do caldo da sua cozedura. Deixe cozinhar um pouco.
- Entretanto, limpe as caras de Sr. Bacalhau de pele e espinhas e reserve-as. Acrescente os camarões ao refogado e regue com 1 dl do caldo da cozedura das caras de Sr. Bacalhau.
- Junte as caras de Sr. Bacalhau e os coentros. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 15 minutos.
- No final, retifique os temperos, transfira para um recipiente de servir e decore com coentros.
Para que o molho da feijoada fique mais cremoso, triture uma pequena quantidade do feijão encarnado cozido com um pouco do caldo da sua cozedura. Envolva delicadamente na feijoada.